Os grandes nomes internacionais do Downhill (DHI) já chegaram à Pampilhosa da Serra para disputarem o Campeonato da Europa. Hoje e amanhã, os corredores treinam na pista de 2,090 metros. No sábado fazem as descidas cronometradas, estando a competição pelas medalhas guardada para domingo.

A entrada é gratuita para o público, que terá oportunidade de ver em ação alguns dos melhores especialistas mundiais de DHI. No setor masculino destaca-se a presença dos dois primeiros do ano passado, o português Francisco Pardal e o francês Benoit Coulanges.

O elenco feminino é ainda de maior qualidade relativa, englobando duas corredoras do atual top 10 mundial, a eslovena Monika Hrastnik (na foto), campeã europeia em 2018 e número quatro do ranking UCI, e a italiana Veronika Widmann, quinta em 2018 e oitava na hierarquia internacional de momento.

Os melhores especialistas portugueses estarão presentes, procurando surpreender a armada forasteira, à semelhança do que fez Francisco Pardal no ano passado.

É o segundo ano consecutivo em que o território das Aldeias do Xisto acolhe o Europeu de DHI. Depois da Lousã, em 2018, é a Pampilhosa da Serra a experimentar, em 2019, os altos níveis de adrenalina da disciplina mais radical do BTT.

Estão inscritos cerca de 200 corredores, oriundos de 14 países: Alemanha, Áustria, Eslováquia, Eslovénia, Espanha, França, Grã-Bretanha, Holanda, Irlanda, Itália, Portugal, República Checa, Suécia e Suíça. Aos ciclistas junta-se o pessoal de apoio das equipas, a organização e a equipa de arbitragem, levando largas centenas de pessoas a vivenciarem a Pampilhosa da Serra e as Aldeias do Xisto durante cerca de uma semana.

O público português está expectante quanto aos resultados da numerosa representação nacional. Em 2018, Francisco Pardal sagrou-se campeão europeu de elite e Tiago Ladeira foi o mais rápido em juniores. Além disso, Portugal conquistou um total de sete medalhas nas categorias de veteranos.

Os principais especialistas portugueses voltam a estar presentes e o apoio do público será fundamental para que os bons resultados aconteçam mais uma vez.

Descidas cronometradas – Sábado
10h00-11h00: Masters
11h15-12h00: Elite Feminina
14h10-16h30: Elite Masculina

Finais – Domingo
9h15-9h30: Masters Femininas
9h45-10h15: Masters Masculinos
14h00-14h30: Elite Feminina
14h45: Elite Masculina

Log in with your credentials

Forgot your details?