AS ALDEIAS DO XISTO

As Aldeias do Xisto são um rede de 27 aldeias localizadas no interior da Região Centro de Portugal, que são a porta de entrada para uma variada oferta de turismo e lazer em íntimo contacto com a natureza e a cultura do território. Estes pequenos núcleos agregam o potencial turístico regional reflectido na arquitetura, nas amenidades ambientais, na gastronomia e nas tradições, apresentados em produtos e serviços de excelência.

 Bookinxisto, uma plataforma de reservas de comércio justo

As Aldeias do Xisto têm mais de 100 parceiros privados de alojamento, restauração e animação turística, cujos serviços permitem um contacto direto com o território, as suas paisagens, os seus sabores, segredos e gentes. Para reservar um quarto, uma refeição ou uma experiência, basta ir à plataforma bookinxisto.com e fazê-lo com toda a comodidade e segurança.

A Bookinxisto é uma plataforma de reservas online, criada com o apoio do programa Centro 2020, que agrega multisserviços e funciona numa base de comércio justo, não tendo, por isso, intermediários. Ou seja, o valor das suas reservas, que é garantidamente o mais baixo do mercado, vai diretamente e por inteiro para os parceiros locais. É, assim, a página preferencial a visitar quando procura alojamento, experiências e restaurantes nas 27 Aldeias do Xisto.

As Aldeias do Xisto foram distinguidas recentemente com prémios internacionais, nomeadamente um Travelers’ Choice Awards, do Trip Advisor, e um World Luxury Hotel Awards. Foram também distinguidas com o prémio “Oxigénio”, atribuído todos os anos às melhores práticas ambientais e de envolvimento com a comunidade.

 Aldeias do Xisto, um destino “bike friendly”

Existe nas Aldeias do Xisto uma profunda cultura ligada à bicicleta, assente numa estratégia de afirmação de destino bike friendly. O projeto Cyclin’ Portugal afirma as Aldeias do Xisto como o primeiro destino de excelência do país para acolher o ciclismo de competição e de lazer, cruzando infraestruturas de qualidade, eventos de cariz competitivo e de lazer, e programas e serviços turísticos especialmente dirigidos a este público.

Do calendário de eventos para 2018 destacam-se:

  • 25 de março – Taça de Portugal de DHI (Lousã)

  • Clássica Aldeias do Xisto (Álvaro até Aldeia das Dez)

  • Passeio da Primavera (Aldeia das Dez)

  • 6, 7 e 8 de abril – Campeonato da Europa DHI (Lousã)

  • 19 e 20 de maio – Taça de Portugal de Enduro (Lousã)

  • 16 e 17 de junho – Campeonato Nacional DHI (Pampilhosa da Serra)

  • 7 de outubro – Avalanche Licor Beirão (Lousã)

  • 14 de outubro – Grafondo Aldeias do Xisto (Castelo Branco)

Os amantes de BTT vão ficar surpreendidos com a oferta de trilhos com vários níveis de dificuldade ancorados nos Centros de BTT. Implementados em Portugal pela primeira vez pelas Aldeias do Xisto, são infraestruturas desportivas permanentes, constituídas por redes de trilhos para a prática de BTT e locais de acolhimento dotados de equipamentos dedicados exclusivamente aos praticantes de BTT de lazer. Os Centros oferecem trilhos do tipo CrossCountry, DownHill ou FreeRide, homologados internacionalmente e com diferentes níveis de dificuldade adequados a todos os tipos de utilizadores.

Muitos dos parceiros de alojamento das Aldeias do Xisto têm a certificação Bikotel, outra inovação introduzida em Portugal pelas Aldeias do Xisto. O Bikotel é uma unidade de alojamento com boas práticas no acolhimento de ciclistas, que traduzem um conjunto de serviços, especialmente criados a pensar nas necessidades daqueles para quem andar de bicicleta é a coisa mais importante do mundo

Sendo um território rico água, são inúmeros os trilhos que seguem estes corredores ecológicos naturais, permitindo um contacto muito direto com a natureza envolvente A GRZ- Grande Rota do Zêzere, é uma rota multimodal pedestre, BTT e canoagem, desde a nascente, na Serra da Estrela, até à foz, em Constância, numa extensão de 370Km inesquecíveis, sempre com o Zêzere como elo de ligação, e com derivações para as Aldeias do Xisto e outros pontos de interesse do território.

PORQUÊ ESCOLHER AS ALDEIAS DO XISTO

As Aldeias do Xisto são a porta de entrada para um território maravilhoso com uma variada oferta de turismo e lazer em íntimo contacto com a Natureza e com as tradições culturais da região. Para quem gosta de caminhar, existem mais de 600Km de percursos pedestres devidamente homologados. Os amantes de BTT vão ficar surpreendidos com a oferta de trilhos com vários níveis de dificuldade ancorados nos Centros de BTT, autênticas estações de serviço em regime de self-service adaptadas aos praticantes da modalidade. Durante o Verão, a rede de praias fluviais permite momentos refrescantes e tranquilos nas mais puras águas do país. Nas Lojas Aldeias do Xisto encontrará produtos gourmet e artesanato tradicional e contemporâneo, que poderá apreciar enquanto saboreia um chá. E já que falamos de sabor, prepare-se para deixar a dieta de lado pois os restaurantes parceiros elevam a gastronomia regional a um patamar de excelência. Explore a nossa agenda de eventos, há sempre algo de surpreendente e inovador a acontecer por aqui, seja um concerto de jazz ou fado, um entrudo tradicional ou uma atividade e desporto outdoor. E no fim do dia, aninhe-se num dos muitos alojamentos existentes nas aldeias. Ao acordar vai querer repetir tudo novamente.

Log in with your credentials

Forgot your details?